Guia Turístico
O Palácio de Mateus está situado na freguesia de Mateus, concelho de Vila Real, Distrito de Vila Real.
A Casa de Mateus foi mandada construir na primeira metade do século XVIII pelo 3º Morgado de Mateus, António José Botelho Mourão. A casa foi sempre administrada pela família Sousa Botelho. O projecto deste palácio foi presumivelmente desenhado pelo arquitecto Nicolau Nasoni.
O Parque do Corgo situa-se nas margens do rio que lhe dá nome, e tem uma área de cerca de 33 hectares; está ligado ao Parque Florestal, um verdadeiro pulmão da cidade, e incorpora vários equipamentos: campos poli-desportivos, itinerários pedestres, parque de merendas de Codessais (equipado com grelhadores e mesas), piscinas municipais abertas, parque infantil, cafés e casas de chá; é ainda possível ver antigos moinhos, alguns deles recuperados.
A Sé de Vila Real ou Igreja de São Domingos localiza-se em Vila Real, Portugal. Construída no século XV, é considerada o melhor exemplo de arquitectura gótica na região de Trás-os-Montes.
A Igreja de São Pedro é considerada uma das igrejas mais antigas de Vila Real, foi edificada em 1528, mandada pelo padre Pedro Castro abade de Mouçós, no local onde já existia uma Capela dedicada a S. Nicolau.
O Santuário de Panoias foi mandado construir na transição do séc. II para o séc. III pelo senador romano Caius Calpurnius Rufinus, dedicado às divindades Infernais, encabeçadas por Serápis, e às divindades dos Lapiteas, grupo étnico indígena da região.
A primeira referência à Torre de Quintela surge nas Inquirições de D. Afonso III, em 1258; já nos finais do séc. XVII são registados os foros e prazos recebidos pelo seu senhor, o Conde de Vimioso, no Tombo da Torre de Quintela.
Uma jóia em pleno Parque Natural do Alvão, é assim Lamas d' Olo, uma aldeia do concelho de Vila Real. Logo à chegada, salta à vista o casario em granito em que muitas das casas conservam ainda os telhados de colmo.
A partir de Vila Real, saia em Covelinhas para chegar ao Alto de São Leonardo e à respectiva capela. Deste sítio, conhecido por ter inspirado Miguel Torga, pode desfrutar de uma vista soberba sobre o vale do Douro.
Criada em 1756 por iniciativa do governo do Marquês de Pombal, como a primeira região demarcada e regulada no mundo,classificada pela UNESCO, em 14 de Dezembro de 2001, como Património da Humanidade, o Alto Douro Vinhateiro, é um exemplo excepcional de uma região tradicional que vive em torno da produção vinícola, seja do afamado vinho do Porto, seja dos mais recentes vinhos de mesa de grande qualidade. Todos esses vinhos provêm dos socalcos que rodeiam o rio Douro e os seus afluentes, onde muros de xisto suportam alas de videiras carregadas com cachos de uva branca ou tinta.
O Trilho das Fisgas, com a designação de PR3 – Fisgas de Ermelo, permite conhecer um pouco da bonita Serra do Alvão e uma das suas paisagens emblemáticas, as Quedas de Água de Fisgas de Ermelo.
O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios localiza-se na freguesia da Sé, cidade e concelho de Lamego, distrito de Viseu, em Portugal.
No topo do monte de Santo Estêvão, o santuário é actualmente parte integrante do panorama da cidade à qual está unido por um escadório cenográfico.
Desde 1984, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, incluindo a escadaria e parque, está classificado como Imóvel de Interesse Públic
As Caves da Murganheira foram fundadas há mais de 50 anos, localizadas numa propriedade com mais de 30 hectares, actualmente. Os espumantes são produzidos a partir das castas mais nobres como Malvasia Fina, Gouveio Real, Cerceal, Chardonnay, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Pinot Noir. Os vinhos leves mas intensos resultam das castas Malvasia Fina, Cerceal, Gouveio Real, Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca. Estas caves encontra-se esculpidas na rocha, em granito azul, atingindo uma profundidade de 72 metros.
A Torre de Ucanha localiza-se na freguesia de Ucanha, concelho de Tarouca, distrito de Viseu, em Portugal. Está classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional desde 1910.
A construção do Mosteiro de São João de Tarouca iniciou-se em 1154, sendo este o primeiro mosteiro masculino cisterciense edificado em território português.
O Mosteiro de Salzedas é um mosteiro masculino da Ordem de Cister, a sua construção iniciou-se em 1168. Com a sua fundação intimamente ligada à figura de Teresa Afonso, esposa de Egas Moniz, o complexo monástico foi largamente ampliado no século XVII e XVIII, destacando-se um novo e monumental claustro no século XVIII, com traço do arquitecto maltês Carlos Gimach.